QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

NOVO PORTO, NOVAS ESPERANÇAS...


Novo porto
Exclusivo.
O governo já decidiu qual o porto que será beneficiado com a construção da ferrovia Oeste-Leste, com 975 quilômetros de extensão, para escoar toda a produção de grãos, minérios e biocombustíveis das regiões oeste, sudoeste e sul do estado. Apesar de anunciar investimentos para os portos de Ilhéus, Salvador e Aratu, um novo porto será construído para atender a nova demanda. É o Porto de Volta Grande, que ficará entre Ilhéus e Itacaré.
A localização do novo porto oceânico permite um calado natural de 19 metros numa distância de 700 metros da praia. Não terá problemas ambientais e não exigirá dragagem.
Segundo estimativas do governo da Bahia, a nova ferrovia proporcionará a criação de 10 mil novos empregos diretos e 40 mil indiretos. Sairá do município de Luis Eduardo, passará por Caitité e Brumado e chegará ao novo porto. Estima-se o transporte de 10 milhões de toneladas de grãos e boa parte do minério da Bahia Mineração e estará em pleno funcionamento em 2010, com investimento previsto de 2,8 bilhões de reais.
Especialistas garantem: esta decisão põe a pá de cal que falta para enterrar definitivamente o sonho de manter vivo o Porto Internacional de Ilhéus, já que, na lista dos investimentos programados para o nosso porto, está apenas a construção de um novo calado de 12 metros, que poderá receber PARTE das cargas do oeste baiano.
Postado por Tempero Baiano às 09:39 2 comentários

Nenhum comentário: