QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

E O TEMPO DIRÁ...


Seagri
Allah Góes*
Não sei se transmutou-se em jóia da “Coroa Wagneriana”, ou talvez por ser muitíssimo importante para nós grapiúnas, mas a disputa pelo comando da Seagri está se transformando numa luta tanto fratricida (PT X PT), como entre futuros aliados (PP X PR).
Esta disputa, na qual a todo dia surgem novos fatos, deve se intensificar ante a chegada do prazo de desincompatibilização, ao qual o atual secretário terá que se submeter se de fato (como tudo leva a crer), for candidato a Prefeito.
Do lado do PR (mesmo que pela imprensa se diga que ainda há discussão e que esta é sobre idéias e não sobre nomes), ganhou força nos últimos dias o deputado estadual Elmar Nascimento como candidato a secretário de Agricultura, para assim realizar o retorno do ex-deputado Pedro Alcântara à Assembléia, selando a ativa participação deste nas eleições de Juazeiro, tudo com vistas a facilitar a candidatura de Joseph Bandeira do PT.
Assim, o PR, além de ganhar uma Secretária, viria a ajudar o PT à reconquistar aquela importante cidade, o que lhe permitiria implementar o seu projeto sucessório em 2010.
O outro aliado PP também sonha com a Seagri e, mesmo não dispondo de um senador, pretende barganhar oferecendo “tranqüilidade” em Ilhéus, pois lá, como em Juazeiro, o PT tem candidato com reais chances de vitória, que se dificultaram ante o bom “feijão com arroz” feito pelo atual prefeito Newton Lima, que, mesmo sendo da “base aliada”, ainda não se definiu quanto à reeleição.
Assim, a “velha raposa” Jabes Ribeiro, sabendo das dificuldades que teria em disputar uma eleição, onde teoricamente iniciaria uma campanha sem apoio federal, estadual ou municipal, sinaliza, como dirigente estadual do PP que é, com a possibilidade de composição com Ruy Carvalho do PT.
Para esta “desistência” da sua pré-candidatura, pleiteia tanto a indicação do vice na chapa majoritária (que possivelmente ficaria com seu irmão Joabs Ribeiro), como uma vaga de Secretário de Estado (de preferência na Agricultura), pois entende que a região, por sua importância, tem que manter o atual número de secretários.
Já entre os fratelos, além do deputado Walter Pinheiro, o atual secretário pretende, em se afastando do cargo, manter sob a sua influência a Seagri, isto já sabido e divulgado.
Mas agora, também o grupo do PT do Oeste, numa atuação parecida com a feita pelo PT de Jequié, defende a assunção da deputada estadual Fátima Nunes à condição de secretária de Agricultura, isto com vistas a conseguir que o Prof. Valdeci Oliveira venha a ocupar a lugar desta na Assembléia.
Com isto, tal qual acontece hoje com a pré-candidatura do deputado Isaac Cunha em Jequié, vitaminada estará a pré-candidatura do Prof. Valdeci em Santa Maria da Vitória, o que consolidaria o “Projeto 2010” naquela região da Bahia.
Como se observa do atual quadro, por conta de Geraldo Simões ter dito que se lançaria candidato a prefeito de Itabuna, a Seagri passou a ser disputada por todo mundo e, com tanta gente assim de olho nesta Secretaria, fica praticamente impossível antecipar quem será aquele com força suficiente para se impor.
Mas forçosamente, até por conta das analises que faço, sou obrigado a interpretar que o PR, hoje, parte com mais força nesta briga, mesmo com Geraldo Simões tentando empurrar o “seu” candidato.
Allah Góes – Advogado Municipalista, Consultor de Prefeituras e Câmaras, Especialista em Direito Eleitoral E-Mail – allah_goes@hotmail.com
0 Comente leiaopimenta@gmail.com Pimenta às 09:29

Nenhum comentário: