QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

OU MUDAMOS OU MORREMOS... aos poucos...

Os 10 mandamentos do turista responsável

Você já ouviu falar: nosso planeta está quente. Há até quem aposte que, ainda neste século, a maior parte dos continentes será água, fruto do degelo causado pelo tal do aquecimento global. As nossas florestas estão se esvaindo e temos de resolver a questão do lixo. A lista de problemas é imensa. E, como o grande responsável por tudo isso é o homem, é normal que pobres mortais como eu e você se sintam culpados a cada quilômetro rodado, sobretudo quando viajam. Afinal de contas, os automóveis e aviões são responsáveis por 13% das emissões de gases que contribuem para o calor excessivo na Terra.
O turismo também pode colaborar para o desmatamento, o consumo exagerado de água e energia, a exploração do trabalho e por aí vai... Mas aqui temos uma boa notícia: é possível, sim, fazer turismo sem afetar o meio ambiente. (...)

1 >> VÁ A PÉ - Meios de transporte movidos a combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, são grandes vilões do aquecimento global. Só os automóveis e aviões emitem 13% dos gases que aumentam a temperatura da Terra. (...) A pé, ficamos no zero-a-zero e ainda podemos apreciar melhor o clima da cidade. (...)

2 >> PREFIRA HOTÉIS VERDES - Já existem hotéis e pousadas cujo principal atrativo é ser um estabelecimento altamente sustentável. (...) Mas, mesmo que não esteja imersa na mata, uma empresa de hospedagem também pode ter atitudes responsáveis, como a coleta seletiva de lixo, o uso racional de água e energia. Procure saber se o hotel que você escolheu adota esse tipo de prática.

3 >> FAÇA MALAS LEVES - Quanto mais peso, mais combustível o meio de transporte - seja ele qual for - consome. E, quanto maior for esse consumo, mais gás carbônico é liberado. E quanto mais gás carbônico... Bom, isso você já sabe. Assim, ao levar apenas um par de tênis na bagagem, em vez de dois, você colabora não só para a saúde das suas costas como para o seu pulmão e evita o aquecimento global.

4 >> RECOLHA O SEU LIXO - Até mesmo as cascas de banana que você come durante a trilha devem ser jogadas no lixo apropriado (o cesto reservado para os orgânicos, no caso). Isso porque a fruta levada de casa pode carregar bactérias e outros microorganismos que alteram a harmonia do ambiente que você está explorando.

5 >> CUIDADO COM O QUE COME - Nem todos os alimentos são produzidos da maneira correta. Alguns levam agrotóxicos e pesticidas nocivos ao meio ambiente, outros passam por processos que utilizam mão-de-obra subempregada. Procure saber se a comida dos restaurantes que você freqüenta tem algum selo de qualidade que ateste a produção sustentável, como os produtos orgânicos com a marca da Associação de Agricultura Orgânica (AAO).


6 >> COMPRE ARTESANATO LOCAL - Ao consumir produtos feitos no lugar que visita, você contribui para o aquecimento da economia da região. Por isso, procure saber se o artesanato exposto em uma banca da Praia do Forte (BA) é mesmo baiano ou foi fabricado na Índia, por exemplo.

7 >> NEUTRALIZE SUA VIAGEM - Plantar árvores é uma maneira de ficar no zero-a-zero com suas emissões de gás carbônico. Alguns sites ajudam a calcular o quanto liberamos da substância em determinadas atividades. É o caso do florestasdofuturo.org.br, da Fundação SOS Mata Atlântica. Os cálculos são feitos com base na distância que se percorre ao longo do ano. Inclua suas viagens em suas contas. (...)

8 >> PREFIRA ACESSÓRIOS REUTILIZÁVEIS - Da garrafa de água à toalha de banho, pense em como seu acessório de viagem pode ser reutilizado. Roupas feitas de tecidos como Dry Fit, Suplex ou Tactel secam muito rápido e podem ser lavadas com pouca água na pia do quarto do hotel. Além disso, já há pilhas recarregáveis que você pode usar no seu MP3, na lanterna, entre outros aparelhos.

9 >> RESPEITE A LEGISLAÇÃO LOCAL - Para ser um bom viajante, é preciso conhecer minimamente os hábitos do lugar que se visita e fazer de tudo para agir de acordo com eles. Não aceite, por exemplo, serviço de guias subempregados ou que infrinjam alguma norma local, respeite as leis de trânsito e procure se informar se é permitido visitar determinadas áreas antes de chegar a elas.

10 >> DÊ VALOR À CULTURA LOCAL - Ser sustentável é respeitar e garantir a manutenção do patrimônio cultural de todo e qualquer povo. Ao viajar, estamos em contato direto com monumentos e prédios históricos ou manifestações populares. Observe, participe, admire, mas nunca destrua ou caçoe disso.
(Fonte: Revista Viagem e Turismo)

Nenhum comentário: