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quinta-feira, 9 de outubro de 2008

QUE VENHA O COMPLEXO INTERMOLDAL

DIRETO DA "REVISTA PORTUÁRIA".

Complexo portuário vai criar 10 mil empregos no sul da Bahia 19/03/2008A região sul da Bahia, famosa pela áurea época do cacau, quando foi responsável por grande parte da economia estadual e até nacional, há anos vive em crise por causa da decadência na produção do fruto, atacado pela vassoura-de-bruxa e outras pragas. Mas agora a região pode voltar a despontar como um importante pólo de desenvolvimento econômico e social, não só para o Estado, como para todo o Brasil, tão logo comece a ser implantado o projeto do Complexo Portuário Porto Sul. O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto, tornando-se a solução para o gargalo existente nos principais portos baianos para o escoamento da produção do Estado. Além do desenvolvimento nacional, ele vai garantir principalmente o desenvolvimento local, com a geração de emprego e renda, que nesta primeira fase de implantação está estimada na abertura de 8 a 10 mil empregos. A ferrovia também será responsável pelo crescimento socioeconômico das cidades pelas quais cruzar, por meio da agricultura familiar. Iniciativa do governo da Bahia, via secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), do Planejamento (Seplan), de Infra-estrutura (Seinfra) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Porto Sul deverá ser construído numa área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus/Itacaré. O empreendimento, que movimentará recursos estimados em R$ 4 bilhões, deve reforçar a dinâmica local de produtividade e eficiência, agilizando o escoamento de minérios e grãos e cargas conteinerizadas. O complexo prevê a construção da Ferrovia de Integração Oeste/Leste, que fará a ligação dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal com o litoral, transformando a Bahia no novo corredor de comércio exterior (exportações e importações), agregado a novos pólos industriais, comerciais e de serviços. Escoamento do minério de Caetité Além da ferrovia, o Porto Sul é a alavanca para outro empreendimento de máxima urgência no Estado, que é a exploração e o escoamento do minério de ferro de Caetité. Este é o projeto-âncora do complexo, que vai garantir, só com sua atividade de exportação -- avaliada em 25 milhões de toneladas por ano --, o destaque de segundo maior porto do Nordeste, posicionando a Bahia como uma das principais portas de desenvolvimento do País. O Porto Sul se tornará ainda ponto de apoio para os estados do Sudeste que também já estão com seus portos comprometidos, a exemplo de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. O complexo tem também a preocupação com a questão ambiental. Fizeram parte dos processos de pesquisa e avaliação da escolha do lugar a ser implantado equipes da Semarh e do Centro de Recursos Ambientais (CRA), que levaram em conta todos os limites de distanciamento a serem respeitados, devido à preservação de sensíveis áreas de proteção ambiental. Faz parte do projeto a formação de cinturões verdes onde serão cultivadas espécies nativas para contribuir com a preservação dos ecossistemas. O Porto Sul é caracterizado como um porto off shore. Como as embarcações atracam a grande distância da praia - no caso específico, a três quilômetros -, não há danos para o ecossistema local. O sul da Bahia foi escolhido justamente por apresentar as melhores condições naturais para esse tipo de porto.
Estarei coletando links de noticias, como esta aqui.
Postado por Sarrafo às 10/09/2008 04:53:00 PM

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