QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

QUE VENHA O COMPLEXO INTERMODAL...



Lula assina protocolo do Porto Sul e ferrovia

O protocolo de intenções do novo Porto Integrado Público em Ilhéus (Porto Sul) foi assinado nesta terça-feira (28), no Palácio de Ondina, pelo presidente Lula, o governador Jaques Wagner e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto.
O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto. O Porto Sul será construído numa área de 1.771 hectares, em Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus/Itacaré, resolvendo o gargalo dos principais portos baianos.
O empreendimento envolve recursos de R$ 4 bilhões para reforçar a produtividade e a eficiência, agilizando o escoamento de minérios, grãos e cargas conteinerizadas. Na primeira fase, está estimada a geração de 8 a 10 mil empregos.
O novo porto de Ilhéus se tornará, ainda, ponto de apoio para os estados do Sudeste, que também estão com os portos lotados, a exemplo de Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
O complexo prevê a construção da Ferrovia Oeste-Leste, ligando Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal com Ilhéus e fazendo da Bahia o novo corredor de comércio exterior do Centro Oeste, agregado a pólos industriais, comerciais e de serviços.
A entrega do trecho Ilhéus / Caetité da ferrovia está prevista para julho de 2011 e a construção terá um crédito especial suplementar de R$ 332 milhões, segundo proposta enviada pelo presidente Lula para o Congresso Nacional.
Faz parte do projeto a formação de cinturões verdes onde serão cultivadas espécies nativas para contribuir com a preservação dos ecossistemas. O Porto Sul é um porto off shore, com a atracação das embarcações a 3km da praia.
Fonte: A Região on-line.

2 comentários:

Marcus Gusmão disse...

Vocês aí não têm notícia do vazamento de óleo que atinge as praias do nosso litoral?

Anônimo disse...

ESSA É DE LASCAR, COITADO DO POVO DE ILHEUS, É MUITA CARA DE PAU DESSES DOIS, O AEROPORTO DE ILHEUS
ENTREGUE ÀS TRAÇAS, A CIDADE NEM DE
LONGE PARECE COM AQUELA ILHEUS DE
OUTRORA, E TODO DIA TEM UM PROJETO NOVO PARA ILHEUS, 2010 TÁ CHEGANDO
NÃO CAIAM EM MAIS UM CONTO DO VIGÁ-
RIO, PELO AMOR DE "DEUS".
Antonio