QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sábado, 17 de janeiro de 2009

PEQUENAS GRANDES COISAS...


Pequenas coisas
17/01/2009
Com carinho ao meu amigo Job Veríssimo,
pelo exemplo de pai, companheiro, irmão e colega.
Pelo valor que dá as pequenas coisas!

“DEUS, DAÍ-ME PACIÊNCIA PARA ACEITAR, CORAGEM PARA MUDAR AS COISAS QUE PRECISO MUDAR E SABEDORIA PARA PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE ELAS”.

Todo inicio de ano, transcrevo para minha nova agenda (normalmente presenteada por Vivaldo Queiroz), esta breve oração. Ela é uma lição de vida, inclusive para lembrar da importância das pequenas coisas, que pra mim muito significa: A unidade em minha família, a alegria e a felicidade dos meus filhos e esposa, a saúde de minha mãe, a chuva refrescando o meio ambiente, o sol invadindo o meu quarto ao amanhecer, o canto dos pássaros pela manhãzinha, a flor que rego todos os dias, a água que me abastece, a energia que me faz ouvir o rádio, os irmãos de Igreja, os colegas de trabalho e tantas outras coisas que parecem pequenas, mas, que muito significa pra mim.


Outra reflexão tão importante e que transcrevo na última página da agenda, diz respeito a uma passagem do livro de 1 Reis 3,9 quando Salomão fala ao Senhor “dai-me um coração obediente...e discernimento entre o bem e o mal”. O Deus todo poderoso, Senhor dos exércitos no alto da sua grandeza, da-lhe sabedoria para praticar a justiça. Jamais deveríamos esquecer as pequenas coisas, jamais deveríamos esquecer tais citações.


Decepções? É claro que todos temos, mas elas nunca devem nos cegar para as pequenas coisas que nos alegram. Reparem bem que as grandes felicidades são formadas por pequenas coisas que se encaixam. Por isso, só é feliz quem vê a felicidade nas pequenas coisas. Deixar os acontecimentos ruins ocuparem o maior espaço de nossa existência só nos deixa amargurados.

Tudo em nosso dia-a-dia, depende da energia positiva, do nosso acreditar. Ter energia positiva é ser um eterno otimista, é dá valor as pequenas coisas, que às vezes, passam despercebidas. Por outro lado, ter energia negativa é ser pessimista por natureza. Vocês devem conhecer pessoas assim...pessoas que só fazem murmurar da situação, que só falam em desastre e doença. Se faz sol reclamam, se chove, também. Pessoas que começam o dia invocando baal (lúcifer). Xingam o trânsito antes de sair de casa. Quando chegam ao trabalho, acham logo um defeito para comentar. Voltam para casa e o primeiro ato é reclamar da esposa ou marido, etc, etc. etc... Haja paciência! Será que para essas pessoas não existe nada de bom?

O certo é que pessoas que só vivem lamentando sofrem muito mais. O murmurador, também conhecido como ‘peso-morto’ esquecem de viver plenamente e esquecem o sentido da vida. Muitas pessoas choram o tempo todo: falta de dinheiro, falta de roupa, de um emprego bom, de um carro novo, de uma casa nova, de um condicionador de ar no quarto. “Tem pessoas que têm tudo e ao mesmo tempo nada tem”, sempre afirma Job Veríssimo.

Tem pessoas que até culpam Deus por alguma decepção. Tem pessoas que se acham sofredoras e miseráveis por pensarem que felicidade é apenas bens materiais. Esses idolatram o poder e o dinheiro. Idolatria é sinônimo de prostituição, já dizia Paulo, o fundador da comunidade de Corinto. Saiba que Deus é Fiel e toda provação lhe é dado conforme as suas forças. Saiba mais ainda: Junto com a provação virá o bom êxito para que possa suportá-la. (1 Cor 10,13). O seu sucesso depende da sua fidelidade ao Deus de Abraão, Isaac, Davi e Elias, o Profeta oriundo de Tesbi.
Se você estiver entre estes sofredores profissionais, não espere uma situação critica para mudar. Comece já a sentir a vida a partir das pequenas coisas e descobrirá maravilhas. Agradeça tudo o que tem ao Deus da Vida, louve ao Senhor. Dê mais ouvidos aos sentimentos, à família, abra os olhos para os detalhes que o cercam, ouça com atenção o som da natureza e do seu coração...

Elias Reis,
eliasreis.ilheus@gmail.com

Nenhum comentário: