QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

INDIO NÃO QUER MAIS APITO...


Índios Ilheenses querem fundar Partido Político

Segunda, 24/08/2009

A I Conferencia Indígena que será realizada na própria Aldeia, na região de Sapucaeira/Santaninha prevista para o período de 17 a 19 de setembro, um dos eixos do temário a ser debatido no evento terá como objeto a criação do PARTIDO INDIGENISTA DO BRASIL OU PARTIDO INDIGENISTA BRASILEIRO – PIB, que terá como finalidade a defesa dos interesses do índio brasileiro.

A Cacique Ivonete Amaral estará mantendo contatos com lideranças políticas de etnia indígena do País, no sentido de que participem do evento.

Segundo a Cacique, a idéia é que o Partido tenha a sua origem em Ilhéus, no entanto, sabe que dependerá da atuação dos índios brasileiros, na coleta das assinaturas e na prática de outros atos exigidos por lei para a construção do referido Partido.

Esse é mais um exemplo de que o Índio cresceu, evoluiu e tem a consciência da sua importância e do seu papel no contexto da sociedade brasileira, respeitados os seus costumes, a arte e a cultura, inclusive o direito de aldeamento em áreas proporcionalmente ao seu tamanho populacional, onde possa sobreviver com dignidade, desenvolvendo as atividades inerentes ao seu povo.

É uma demonstração de amadurecimento que merece os nossos aplausos, no entanto, uma prova de que o índio nos dias atuais tem condições de defender-se a si e ao seu povo, sem a necessidade da tutela da FUNAI.

É importante que se faça uma reflexão no que diz respeito ao inicio de um trabalho pela extinção da FUNAI, considerando que se dispondo de uma lei especifica, protetiva dos direitos do índio, qual o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em relação ao menor de 18 anos, aliada ao Partido Indigenista Brasileiro – PIB, logo, a população indígena terá em seu favor a lei e a política, dispensando a intervenção da FUNAI.

Justificaria a existência da FUNAI, se o índio ainda estivesse no tempo que era enganado por apito, espelhos, pinturas e outras bugigangas.

Agravo

Nenhum comentário: