QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UMA QUESTÃO DE SONHOS...

Marina Silva diz ter "aspiração" de chegar ao 2º turno...


Segunda, 14/09/2009


A senadora Marina Silva (PV-AC) falou ao diário espanhol El Pais.

Discorreu sobre sua candidatura ainda no condicional.

Mas revelou-se uma presidenciável ambiosa...

A certa altura, o repórter perguntou a Marina:

Num hipotético segundo turno, votaria na candidata de Lula ou no rival do PSDB?

E Marina: "Não posso falar como candidata, mas acredito que o debate deve ser sobre ideias e que deve prevalecer a ética...”

“...[...] Do ponto de vista político, creio que, se eu me candidatar, será com a aspiração de chegar ao segundo turno".

Marina fez piada de um comentário atribuído a Lula –o de que ela seria “candidata de uma nota só”. A nota do meio-ambiente.

Entre risos, a senadora disse que Lula "está sendo generoso porque me oferece um dos lemas de sua própria campanha, que era, esse sim, de uma nota só: ‘Lula-lá’.”

Manteria a política econômica do governo Lula? Ao responder, Marina recuou no tempo, para reconhecer méritos que atribui a FHC.

“Os processos são cumulativos”, disse ela. “Não existe espaço para processos niilistas em relação ao já conquistado...”

“...Existe um reconhecimento de que, nos últimos 16 anos, o Brasil conseguiu o equilíbrio fiscal e a estabilização da moeda...”

“...Junto com a grande inovação introduzida por Lula, que foi a questão da distribuição de renda. Tudo isso deve ser preservado”.

E quanto à Amazônia? “Não é um santuário inviolável”, disse a quase futura candidata. Defende a combinação do desenvolvimento com a preservação ambiental.

"O problema de assumir a economia sustentável como estratégia é algo complicado e não existe até hoje em lugar nenhum do mundo...”

“...Nenhum partido assume completamente. O que eu e o Partido Verde estamos fazendo é inovador e não podemos satanizar os outros por não o terem feito ainda".

O discurso, como se vê, já é de candidata. Só falta ajustar o tônus. Em algum momento a senadora terá de se opor a alguém.

Não se chega ao segundo turno com um discurso água-com-açúcar. É de justiça o reconhecimento dos méritos alheios. A Cesar o que é de Cesar. A Lula e a FHC o que lhes é de direito.

Será preciso, porém, esmiuçar os erros da dupla, lançar fachos de luz sobre o que deixaram de fazer. Convencer o eleitor, afinal, de que o sonho, vale um voto em Marina...


Josias de Souza

Nenhum comentário: