QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FLORESTA VIVA...?


INTERNAUTA ATENTO ESCLARECE.

Sexta,16/10/2009

Caro Sr. Blogueiro:

“Todos manipulam de acordo com os seus interesses e na medida de suas forças.”

Mais uma vez a ONG Floresta Viva, sitiada em área Uruçuca-Serra Grande, entra em ação através de um Projeto sem pé e sem cabeça “ CRIAÇÃO DE UM PARQUE MARINHO NA PEDRA DE ILHÉUS”.

Na verdade o que esta por trás desta manobra é criar obstáculos para impedir o desenvolvimento em Ilhéus. Explicando:

Se esta medida for aprovada, este parque ficará entre três portos:

O porto Atual,
O Porto Pesqueiro que ficará na baia do pontal ,
e o Futuro Porto Sul.


É preciso esclarecer para a população e principalmente para os pescadores artesanais quais são os verdadeiros impedimentos e restrições estabelecidas com um Parque Marinho:

Futuramente haverá uma grande movimentação de barcos pesqueiros, cargueiros, lanchas e com certeza eles vão criar uma área de amortização e de não movimentação que certamente irá chocar com a rota natural.

Além do mais esta na hora de exigir estudos mais profundo para avaliar quais os efeitos positivos e negativos na vida dos habitantes com a criação deste parque marinho para não ocorrer o mesmo que ocorreu com o Parque do Conduru quando o Estado deu o maior calote nos proprietários. Até hoje tem fazendeiro que ainda não recebeu por suas propriedades Hoje o Parque é o maior centro de retirada de madeira, pois não há fiscalização, na verdade esta servindo apenas para o Floresta Viva arrecadar fundos de instituições estrangeiras e repasses dos governos Federal e Estadual, come uma parte e outra eles fingem que estão trabalhando com as comunidades tradicionais. Vejam o exemplo do que esta acontecendo na vizinha cidade de Canavieiras com a criação da Reserva Extrativista.

Outro exemplo vergonhoso é a criação do Parque da Esperança, uma área de aproximadamente 500 há que hoje serve de refúgio de foragidos da lei, ladrões de lenha e madeira, o município não se dar o trabalho de colocar uma fiscalização e estimula criar mais uma Unidade de Coisa Alguma (UCA). Certamente há pro trás alguma fundação com muito dinheiro para repassar e deixar mais rico alguém… Pergunto – Porque a Universidade e este Sr. Gil Marcelo Reuss não estabelecem um projeto para tentar melhorar a vida das pessoas que estão morando nos manguezais. Além de ajudar as pessoas solucionarem seus problemas indiretamente estará ajudando o MERO-CANAPU, “este com certeza tem um vasto oceano para morar e não paga aluguel” ;

Porque o Floresta Viva não se junta a Universidade e faz um projeto de cunho social , a exemplo Salobrinho que tem uma comunidade de pescadores de pitu, camarão e curucas?.

Sabe por que? Porque o bicho homem não dá lucros para estas ONGs de fachadas que dispõem uma Infra-estrutura disponível e vasta para execução de projetos com animais e vegetais, afinal eles não falam!!! Por se falassem iriam desmascarar quem são estas pessoas travestidas de bons cidadãos, cheios de boas intenções.

Carlos Demeter Filho
Advogado e agricultor

Nenhum comentário: