QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ÓBVIO, MAS INCONVENIENTE...


Exclusivo
PV esquece que política é a arte de somar, afirma Ruy


Segunda, 14/12/2009


O médico e ex-candidato a prefeito de Ilhéus, Ruy Carvalho, reagiu neste final de semana à decisão do Partido Verde em lançar candidatura própria ao governo da Bahia, considerando a decisão “egoísta ou etópica, a tal ponto de esquecer que política é a arte de somar”. Em carta endereçada à ex-ministra Marina Silva, pré-candidata à presidência da República, Ruy surpreendeu: considerou um equívoco a iniciativa do PV da Bahia em lançar candidatura própria e voltou a defender a reedição da aliança, em 2010, com o governador Jaques Wagner.

Ex-militante histórico do Partido dos Trabalhadores, Ruy teria trocado de sigla justamente por criticar a condução política do PT e a relação do governador Wagner com os aliados históricos, segundo ele, durante todo o mandato abandonados à própria sorte. Mas, agora, voltou a defender a reeleição de Wagner. “Apesar de muitas diferenças, acho que o melhor pra Bahia ainda é marchar com o governador, manter o que conquistamos e buscar mais”, afirmou no documento.

Mesmo no PV e magoado com a postura política do PT estadual, Ruy, desde o primeiro dia que trocou de sigla, se auto-definiu como um “Homem-Melancia”: vermelho por dentro e verde por fora, numa alusão às duas siglas partidárias. Na carta encaminhada neste domingo à ambientalista Marina Silva, o médico ilheense disse que a aliança com o governador Wagner, em 2010, poderá ampliar os horizontes do PV e promover o crescimento do partido no estado. “Quero ser um soldado dessa luta. Mas pela ordem dos esforços, antes de mudar o mundo, temos de mudar a cidade, a rua, a nossa casa”, afirmou.

Depois de manter-se na base aliada do governador Wagner por quase todo o mandato, o Partido Verde decidiu pelo rompimento imediato e uma candidatura própria ao governo da Bahia – com o deputado federal Luiz Bassuma – e ao senado – com o deputado federal Edson Duarte. Em decisão histórica deste final de semana, defendeu a entrega, já na segunda-feira (14) de todos os cargos que ocupa na administração estadual, decisão que afetará, de imediato, a continuidade de Beth Wagner na presidente do Instituto do Meio Ambiente e do ambientalista Juliano Matos, na secretaria estadual do Meio Ambiente. Matos, como se sabe, foi autor do convite para que Ruy Carvalho trocasse o PT pelo PV, meses atrás.

Leia, abaixo, com exclusividade, o teor da carta endereçada à ex-ministra Marina Silva.


Caros amigos e amigas do PV,

Gostaria de saudar a todos em nome na Ministra Marina Silva e da minha companheira de tantas lutas Beth Wagner.

Há alguns meses deixei um partido que ajudei a construir, o PT, por já não concordar com algumas práticas e rumos do partido e de alguns dirigentes.
Algum tempo depois ingressei no PV.

Vi no PV um modelo novo, moderno e coerente de se fazer política e de gerir cidades e pessoas.

Uma proposta nova de políticas ambiental, humanista, com base na sustentabilidade.

Por razões de cunho pessoal e familiar fiquei impossibilitado de comparecer a este importante encontro, o que sinto muito pois seria uma honra e orgulho.

Mas mesmo de longe, de Ilhéus, onde está um dos mais ricos biomas do planeta, onde será instalado o complexo intermodal, onde Jorge Amado se inspirou tanto, precisava dar a minha mensagem.

O PV tem uma das maiores oportunidades da sua história e não pode desperdiçar.

O PV tem a chance de crescer mais, se consolidar e escrever o seu futuro com força e robustez.

O PV tem de pensar no que prega: a sustentabilidade e planejar seu futuro com sensatez e coerência.

Vamos pensar em 2010, 2012 e no futuro como partido e grupo, não como indivíduos. Repito: não podemos ser egoístas ou utópicos a tal ponto de esquecer que política é a arte de somar.

Apesar de muitas diferenças, acho que o melhor pra Bahia ainda é marchar com o governador Wagner, manter o que conquistamos e buscar mais.

Vamos fazer bancada, ampliar nossos horizontes e crescer.

Tenho certeza que o PV chegará ao governo um dia. E à presidência. E quero ser um soldado nessa luta.

Mas pela ordem dos esforços, antes de mudar o mundo, temos de mudar a cidade, a rua, a nossa casa.

Eu agradeço a acolhida, agradeço o convite ao Secretário Juliano, que realiza um belo trabalho, e convoco à reflexão.

O futuro está em nossas mãos. Não vamos desperdiçar essa chance perdendo tudo que nós construímos, aliás, vocês construíram, até então.

Bom encontro, obrigado companheira Marina por sua liderança e Deus esteja com todos.

Ilhéus, 11 de dezembro de 2009.

Dr. Ruy Carvalho

Bahiaonline

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Dr. Ruy.É assim que se faz política séria, assim são os homens sérios,algo raro no mundo político de hoje.O que se vê na realidade é um jogo de interesses,alguém sempre buscando o melhor para si e nunca para o povo.Sua caminhada vai ser difícil,mas acredito que chega lá.Conquistar riqueza e um mandato político de maneira desonesta não traz orgulho nem para aqueles que o conseguem, pois sabem que de outra maneira não o conseguiriam.Troca de votos por favores,compra de votos,isso é comum em Ilhéus,passa impune, mas não os afasta da marca Desonesto, os incomoda, pois não são respeitados, pelo contrário, são criticados por todos, tachados de ladrões e corruptos.Casas maravilhosas, muito dinheiro na bolsa e na poupança, poder, nada disso traz felicidade , é algo passageiro.Vice está certo na sua busca incessante, está certo qundo mesmo magoado com o passado recente ainda vê no Governador Wagner um político sério, competente e trabalhador, o melhor para a Bahia, velha Bahia de tantas oligarquias.Sua luta talvez seja solitária, mas terá com certeza o apoio dos milhares de eleitores que lhe conhecem tão bem.Vamos à luta companheiro!

Anônimo disse...

cidadão RUY faça um favor a Ilheus deixe a politica de um vez por todas!!!! não lhe queremos mais como politico, queremos é vencedores!!! viva RABAT!!!

Anônimo disse...

fora RUY ETERNO DERROTADO!!! NÃO TINHA VOTO NO PT IMAGINA AGORA NO PV...NEM WAGNER E PINHEIRO AGUENTAM MAIS!!!