QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

UM ACINTE A DEMOCRACIA...


LULA VAI RENUNCIAR EM MAIO E SERÁ VICE DE DILMA

Terça, 27/04/2010


E-mail que está rolando na internet. Acredite se quiser!


“Zummm…Uma mosca zumbideira zumbizou em meu ouvido um zunzunzum que… de novo campeia nos corredores do Planalto: dizem que o presidente Lula anda desacorçoado com o desempenho de sua pupila na campanha. A continuar assim periga dela naufragar já no primeiro turno! Daí que…poderia estar sendo articulado um plano B, uma manobra salvadora para os petistas: Lula renunciaria a seu cargo para se lançar candidato a vice de Dilma, e assim poder acompanhá-la em tudo que é palanque . Creem os “grandes pensadores” do PT que com esta alavancada Dilma obterá os votos suficientes para eleger-se presidenta .Mas a estória não termina aí! Depois de eleita, Dilma cumpriria um breve estágio, e em seguida renunciaria por motivo de saúde…afinal já houve um “histórico” de enfermidade, não é? E assim, Lula assumiria legalmente a presidência e poderia ficar mais 8…OITO ANOS!
A mosca zumbideira arremata o zunzunzum com este raciocínio mais do que lógico: zummm….veja bem você…todas as peças se encaixam quando lembramos que Alencar desistiu de concorrer ao Senado e Meirelles aceitou permanecer no Banco Central, ambos abrindo mão de projetos pessoais e à troco de que? De nada? Agora confira: os artigos constitucionais que tratam da eleição não impedem que o presidente se candidate a vice, desde que se afaste do cargo seis meses antes do pleito. Pelo menos é isso que se entende da Constituição nos parágrafos 5 e 6 doArtigo 14, que trata dos direitos políticos. Portanto, se for para acontecer esta trampa…está para estourar, pois de maio a outubro são exatamente 6 meses…
Seria a concretização do sonho petista do terceiro e até do quarto mandato, claro, sempre respeitando a Constituição…..à moda democrática do PT.
zummmmmmmmmmm….
Mas que zumbido terrível!! Temos que rezar muito!!

Um comentário:

Abreu disse...

A análise feita está incorreta. A própria autora reconhece isto, mas sua correção ao texto não teve a mesma repercussão.

O grande equívoco é que existe jurisprudência do Superior Tribunal Eleitoral que impede taxativamente esse tipo de pretensão, vejam:

«Titular. Poder Executivo. Reeleição. Mandato subseqüente. Candidatura. Vice. 1. O titular de cargo do Poder Executivo que se reelegeu em um segundo mandato subseqüente não pode se candidatar a vice, mesmo tendo se desincompatibilizado, por renúncia, nos seis meses anteriores à eleição a que pretende concorrer, porque isso poderia resultar no exercício de um terceiro mandato sucessivo, o que é expressamente vedado pela Constituição da República. Precedente: Consulta nº 689. (...) – (Res. nº 21.026, de 12.3.2002, rel. Min. Fernando Neves.)»

Fonte: http://www.tse.gov.br/servicos_online/catalogo_publicacoes/jurisprudencia_eletronica/livros/desincompatibilizacao/chef_exec.htm