QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 23 de maio de 2010

O PODER, A HIENA, SUAS VÍTIMAS...

.


O PODER E O BLOGUEIRO

Domingo, 23/05/2010

Tentativa frustrada de mudar um “Blog”.
.
No dia 04 de março deste ano, o secretário de governo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, convidou este blogueiro para um bate-papo em seu gabinete, no Palácio Paranaguá. O anfitrião propôs que o senhor Gerson Marques participasse, de imediato lhe comuniquei que não aceitaria, ele concordou e a conversa foi iniciada às 14:00 horas.
.
Alcides, sempre muito gentil e educado, para os menos desavisados consegue esconder com muita astúcia suas verdadeiras intenções. Habitualmente, ele utiliza o “sorriso de aeromoça” (termo utilizado por ACM para ilustrar o poder de sedução do ex-presidente FHC).
Depois de alguns assuntos bobos, para distrair, Alcides entrou na sua verdadeira motivação. Disse que o governo gostaria de abrir um diálogo com o Blog do Gusmão, e que este espaço entraria numa lista de veículos que passariam a receber mensalidades, em dinheiro, da administração municipal. A grana seria repassada pela agência Maxmidia, de Rildo Mota.

Antes da minha advertência, ele afirmou que não seria necessário mudar a linha editorial, ou seja, o espaço não deveria se posicionar a favor do governo, mas, pediu amenização no tom das críticas, pois estavam muito pesadas.
.
De imediato, salientei que não poderia mudar meu posicionamento, pois, desde a ascensão de Newton Lima ao poder, em setembro de 2007, nunca acreditei que ele fosse o administrador à altura de Ilhéus, mas, me coloquei à disposição do governo para ouvi-lo, sempre que houvesse a necessidade. Ressaltei que o procedimento não era uma cortesia, e sim, obrigação, mas, lembrei que grande parte do secretariado nunca se dispôs a emitir explicações neste espaço. De antemão, deixei claro que este blogueiro e o jornalista Maurício Maron (assessor de comunicação da prefeitura) nunca tiveram um relacionamento sequer cortês, e que achava difícil um entendimento, pois nunca houve respeito mútuo entre nós. O secretário minimizou, e ficou de marcar um jantar para que os dois lados se entendessem.

Alcides também afirmou que algumas ironias publicadas contribuíam para o desgaste de membros do governo. Respondi que a mudança dependeria de uma nova postura administrativa. Daí em diante, o secretário demonstrou interesse em querer mudar algumas “singularidades”, e o papo entrou em assuntos da administração, para depois encerrar.
.
Antes do término, cobrei um novo tratamento com os prestadores de serviços da área de comunicação, pois os assessores costumam colocar “amigos” para trabalhar, deixando de lado o critério da competência. Transmiti ao secretário o desejo de participar de uma licitação, sem qualquer tipo de favorecimento, para o mercado de produção audiovisual, já que possuo uma produtora de vídeo que nunca teve oportunidade de trabalhar para o município, pois as escolhas são sempre as mesmas, conforme as preferências dos assessores de comunicação. A idéia, inicialmente, agradou o ouvinte.
O Blog do Gusmão não mudou e o seu nome foi retirado da lista. Daremos continuidade ao assunto, ainda nesta semana...
Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário: