QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PORTO SUL, AQUI E AGORA...


O que é o Porto Sul Bahia?

Quinta, 03/06/2010

O Porto Sul Bahia será o mais novo sistema portuário do Brasil, dentro de uma concepção avançada e integrada e em sintonia com o que de mais moderno existe no mundo, tanto do ponto de vista de logística e engenharia quanto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Todo o projeto do porto se insere dentro de um complexo logístico produtivo integrado que envolve a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, uma área industrial nas imediações da BR-101, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). Tudo isto formará um grande polo gerador de riquezas e desenvolvimento para toda a Bahia.

Neste contexto, o novo porto deverá servir como ponto privilegiado de entrada e saída de mercadorias. Trata-se de um porto de grande calado, que permite a atracação de navios de alta capacidade de carga e que vai operar no sistema offshore, ou seja, as operações de carga e descarga ocorrerão a cerca de três quilômetros da costa, de forma segura e com o mínimo de impacto visual e ambiental.

O Porto Sul estará integrado a um grande hub (anel) logístico e para sua implantação já foram desapropriadas pelo governo uma área de 1.771 hectares na Ponta da Tulha, ao norte de Ilhéus, onde serão implantadas as áreas de apoio ao porto e ao novo aeroporto. É importante frisar que nenhuma atividade industrial será realizada próximo ao litoral.

Quem fará a gestão do empreendimento?

tire todas suas dúvidas, clicando aqui

Nenhum comentário: