QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

MÁ GESTÃO GEROU PREJUÍZOS PARA TODOS...


Após 16 anos de espera galpões da Itaísa foram vendidos


Terça,14/09/2010


(JBO)

A sede da extinta empresa Itaísa, localizada no Distrito Industrial de Ilhéus, foi vendida por R$ 6.050.000,00 para a Sol Bahia Construções Ltda. O valor, a ser pago até o final de janeiro de 2011 será destinado aos 140 ex-funcionários da empresa, por conta de passivos trabalhistas não honrados com o fechamento da Itaísa.

A fábrica, que era acionista majoritária do grupo Coopercacau, fechou suas portas em 1995, após cinco anos de funcionamento como moageira de cacau. Por não terem recebido seus direitos, os trabalhadores acionaram a Justiça, através do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau). Apenas em 2006, após a realização de quatro leilões e do embargo de outros, foi determinada a adjudicação, ou seja, a troca dos débitos da empresa com os trabalhadores pelo patrimônio da indústria.

Dessa forma, foi criado o Condomínio do Conjunto Industrial Itaísa, que passou a procurar compradores para a estrutura física da Itaísa, composta por área administrativa, refeitório, galpões, mecânica e outras áreas. Algumas propostas foram feitas, mas não aceitas pelos trabalhadores. A melhor proposta apresentada foi da Sol Bahia Construções Ltda, que, após 15 dias de negociações, para concretizar a compra, deu um sinal de R$ 50 mil no ato da assinatura, e já efetuou o pagamento da segunda parcela de mesmo valor, no dia 10 de setembro. As próximas parcelas serão pagas após realização de completa análise jurídica do bem e do vendedor e no ato da assinatura do instrumento particular de compra e venda. Os próximos pagamentos serão feitos nos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro.

Há algum tempo, os trabalhadores foram orientados a abrir contas-poupança na Caixa Econômica Federal para que pudessem receber seus pagamentos. Cada um deles receberá o equivalente à sua pendência trabalhista. O grupo Sol antecipou que no local serão instaladas quatro indústrias, uma delas de beneficiamento de água de côco industrial.

O presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes ferreira Andrade, que esteve há frente da situação durante todos esses anos, lamenta que os cacauicultores tenham deixado a indústria chegar a tal ponto, por conta de má administração, mas ao mesmo tempo, espera que as novas indústrias que venham a se instalar no local, possam gerar novos empregos e renda para a região.


Fim de uma grande demora

Crédito: Ascom

Nenhum comentário: