QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

NEWTON,CUIDADO COM OS CASARÕES HISTÓRICOS...






O ANTI-HERÓI ILHEENSE: CARLINHOS, O DESTRUIDOR


Sexta,03/09/2010



O nosso anti-herói ilheense não deixa pau sobre pau, muito menos, pedra sobre pedra. Ele destrói com gosto de gás, pois como ele mesmo diz: "tem que ter cunhão". A praça Rui Barbosa, na área central mais nobre da cidade, foi destruída sem que houvesse projeto e previsão orçamentária para a reforma. Coisas que só acontecem em Ilhéus.

Gusmão

Um comentário:

Anônimo disse...

Ilhéus: nosso patrimônio indo ao chão

O dia 2 de setembro, ao passar pelo centro de nossa cidade, Ilhéus, assisti a um ato que me doeu a alma. A praça Rui Barbosa, na zona central da cidade, foi destruída sem que houvesse projeto e previsão orçamentária para a reforma. Coisas que só acontecem em Ilhéus. Ilhéus se orgulha de ser chamada de cidade da cultura, mas os atos e entreatos apresentados não dizem isso. Com essa destruição, a cidade perde mais um referencial de sua história. Preservar o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade seria uma prova do cuidado com a história do nosso povo. Não estou aqui escrevendo contra o progresso, como escutei quando argumentava com um amigo sobre o ocorrido. Mas, trazendo à tona um fato que merece a atenção por parte daqueles que se esforçam em manter viva a história do nosso município".

Poderes - Eu entendo que grande parte do nosso patrimônio histórico e arquitetônico (ou a sua quase totalidade) foi destruída por iniciativas de particulares, mas, concluo também que o poder público é conivente, tem culpa nesse cartório já que não implementou políticas públicas de preservação do nosso patrimônio histórico.

Novo tempo - "Ilhéus merece mais é a construção de um novo tempo que não passa pela eliminação pura e simples dos monumentos históricos. Quando realmente poderemos dizer com precisão que Ilhéus é a cidade da cultura?".

(Por Paulo Caminha, jornalista)