QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UMA CIDADE SEM RUMO...

E-mail enviado por um leitor do Blog Agravo de São Paulo :

Segunda, 31/01/2011
.
Sou Paulista, mas venho a cidade de Ilhéus já por 17 anos, tenho negocio dentro do Município e fico triste em ver que nestes anos todos pouca coisa ou quase nenhuma se motificou na cidade.
.
Não escrevo com qualquer intensão de desmerecer ou fazer pouco da cidade, como dizem na minha terra no interior de SP, mas de deixar aqui o meu espanto ao saber que o Secretário de Turismo da Cidade é o mesmo da gestão fraudulenta e nociva do Governo Valderico !
.
Não conheço, não tenho negocios com ele, apenas a uns 2 ou 3 anos atraz, eu estava tomando um chopp num lugar fantastico que infelizmente fechou, ali na Lomanto Junior, a Cervejaria dos Coroneis, quando chegou e assentou-se numa mesa próxima um grupo de homens engravatados que a garçonete me informou que era o Ilustre Secretário de Turismo de Ilhéus !
.
Tudo bem, até que falando alto, o então Secretário com toda "ortoridade" que lhe cabia, mandou chamar o proprietário da casa.
.
Veio um Senhor e uma moça até a mesa, com certeza os proprietários e gentilmente atenderam o chamado!!!!!!
.
Nisto eu ouvi uma das mais horrorosas sugestões:
.
-Sabe porque as pessoas não frequentam este restaurante ? - Perguntou ele aos proprietários ...
.
Educadamente eles se interessaram em saber aquela tão surpresa observação feita em voz alta para todos ouvirem !!!!!!
.
-É porque vcs não rebocaram as paredes !!!! isto aqui parece que estamos dentro de obra !!!!!!!!!!! disse o grande Secretario com todos os brados !!!!
.
Aquilo deu um mal estar total, eu na mesa ao lado quase levanto e parto para vias de fato, pois não precisa ter muito conhecimento pra saber que os tijolos a vista que se referia, faziam parte do contexto decorativo, inclusive projeto brilhante feito pela Ana Barreto, Arquiteta da mais alta competência.
.
Aquele local era mágico, um casarão antigo semi-destruido (um crime) era admirado por todas pessoas de SP que lá estiveram comigo, e informado pelo Grande BARÃO DE POPOF, que um dia tivemos o privilegio de encontrar no local, os tijolos feitos em forma de madeira e não era ainda usado cimento e sim oleo de baleia.
.
Senhores!!!! Volto a Ilhéus e fico sabendo que aquela ANTA é de novo o Secretário de Turismo !!!!!!!!
.
Fiquei sabendo deste site e resolvi contar este caso que me assombra, e dizer que realmente vcs tem tomar uma providência, não sei qual, pois é uma cidade Histórica, litorânea, tendo tudo pra trazer um turismo de um nivel melhor e não os "duristas", turistas de baixa renda das cidades perifericas que enchem a cidade e somente quem lucra é o Supermercado Meira, as Pousadinhas e o Bar Vesuvio com um serviço e comida de dar vergonha levar as pessoas !!!!!
.
O cargo de Secretário de Turismo de uma cidade como Ilhéus, não pode ser dado a um dono de Agência de viagem, que desfila com camisas de "grife" mas sem qualquer noção ou conhecimento do assunto !!!!
.
Vcs não sabem o quanto Ilhéus é grande, grande em Historia, poucas cidades do Brasil tem a honra de serem relatadas por Jorge Amado !!!!!! que é homenageado com uma "escultura" estranha e descabida assentado no Bar Vesuvio !!!!!
.
Desculpem-me, mas como disse, não conheço e tb não quero conhecer este atual passado Secretário, não tenho pessoalmente nada contra dizem até ser um bom papo, mas de bom papo em botequim o cemitério tá cheio !!!
.
Vamos Ilhéus, vamos pensar grande, trazer turista e não duristas de ônibus, é necessario talvez uma administração profissional ,como fizeram em Buzios no Rio de Janeiro, parabéns pelo site, e pela iniciativa, vejo que tem pessoas que querem mudar as coisas, e isto é muito bom !!!!!!!!
.
Parabéns,
.
Alberto Salles

Um comentário:

Anônimo disse...

Ilhéus não tem políticas públicas para moradores de rua

Por Paulo Caminha (*)
Jornalista

Atualmente com o advento do turismo, Ilhéus recebe todos os anos inúmeros turistas oriundos de diversas partes do mundo e do Brasil inteiro. Tal fato é de suma importância para o comércio local e consequentemente para os cofres públicos, que por sua vez arrecadam durante o ano, uma expressiva quantidade de impostos.

A cidade tem um forte potencial de crescimento nesse setor, haja vista que conta com várias atrações turísticas para seus visitantes, como: Praia da Avenida, Praia do Cristo, Praia do Malhado, Praia dos Milionários, Praia da Concha, Praia do Marciano, Prainha, dentre outras. Com isso, o turismo a cada ano vem aumentando expressivamente, principalmente devido às constantes visitas de navios oriundos de diversas partes do mundo.

Com tanto turista vindo e indo, Ilhéus deveria estar mais bem preparada para receber os visitantes, no sentido de ter políticas públicas que satisfizessem, na sua pluralidade, todas as necessidades dos visitantes, pois os mesmos deslocam-se às vezes de outros continentes para aqui desembarcarem e exercerem o ócio.

Outro fator preocupante em constantes visitas é quanto à imagem que os passageiros levam da cidade, pois a mesma encontra-se desprovida de programas que acabem ou minimizem o problema crônico dos moradores de rua que instalam–se em diversos pontos turísticos espalhados pelo Município. Se uma cidade não se preocupa com seus próprios filhos, como se preocuparia com os que por aqui estão só de passagem? Essa á a pergunta que é feita todos os dias na passagem das pessoas de bem pelas praças, avenidas, e pelo comércio local, quando se deparam com inúmeros moradores de rua.

Toda cidade turística tem enorme facilidade de desenvolver-se em todos os setores da sociedade, mas em Ilhéus isso ainda não acontece, pois as imagens revelam com bastante clareza, que ainda tem muito a aprender nessa área. Enquanto seus governantes estão trancados em escritórios com almofadas de fios de ouro, no ar-condicionado em dias de frio, pessoas estão dormindo em bancos de praças e desabrigadas pelo teto da própria sociedade.

Leia mais acessando
http://paulocaminha1.blogspot.com/