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sábado, 26 de março de 2011

PENSAR GRANDE, VOAR, É PRECISO...

Gigante adormecido e o Porto Sul


Sábado, 26/03/2011.
Adary Oliveira
Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona
adary347@gmail.com
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O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, aproximando-se de 400 milhões de t/ano, sendo superado apenas pela China. O minério de ferro é a principal matéria-prima usada na produção do aço, liga metálica formada por ferro e carbono. O Brasil tem uma capacidade instalada de produção de 42,1 milhões de t/ano de aço bruto, porém, em 2010, produziu apenas 32,9 milhões de toneladas. Seus elevados custos logísticos limitam sua competitividade internacional e só consegue exportar 20% do que produz.
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A elevacão do consumo mundial do aço tem proprcionado um espetacular aumento do preço do minério de ferro. Poucos anos atrás, quando a Vale ainda era uma empresa estatal, o minério de ferro era vendido a US$ 16/t FOB, na Ásia. Hoje esse preço se aproxima dos US$ 200/t.
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O aumento do preço e a crescente demanda mundial, o uso de novas tecnologias e uma logistica de baixos custos têm viabilizado a exploração de minérios de ferro com até 20% de ferro contido, como os existentes na China e no Brasil, no norte de Minas Gerais, na região de Salinas. O minério para ser exportado necessita passar por um processo de concentração e o teor de ferro é elevado para 68%.
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Por outro lado, sendo a China o maior produtor mundial de aço bruto, tendo produzido 626,7 milhões de toneladas em 2010, seguida pelo Japão com 109,6 e os Estados Unidos com apenas 80,6, aumentou sua voracidade por minérios para manter em funcionamento suas siderúrgicas, preferindo exportar produto de maior valor adicionado. Sua estratégia de importar o minério e exportar o aço está correta e se contrapõe à do Brasil, que predominanternente exporta o minério.
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Tais fatos atraíram a Sulamericana de Metais (SAM) para o norte de Minas Gerais a fim de explorar as jazidas de Salinas, e, na Bahia, a Bahia Mineração (Bamin) para Caetité, a Ferrous para Coração de Maria, o Grupo Gerdau para Jussiape, a Are Alfa para 1taeté e a Colomi 1ron para Sento Sé. Há notícias também que a Bamin teria adquirido o direito de pesquisa de minas no norte de Minas Gerais.
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Estima-se que a médio e longo prazos se teria uma movimentacão adicional de cerca de 150 milhões de t/ano' de concentrado de minério de ferro, dos quais 100 milhões seriam viabilizados com a construção do Porto Sul.
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A implantação do Porto Sul com o Terminal de Uso Privativo da Bamin e do Porto Público para granéis minerais e agrícolas, construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a construção de mineroduto de Salinas até Ilhéus, a construcão de mineroduto de Coracão de Maria até Aratu outras obras infraestruturais, como a adequação das rodovias, construção de novo aeroporto e aperfeiçoamento do sistema de proteção ambiental, vão despertar o. gigante adormecido e cravar no sul da Bahla o tão desejado vetor de desenvolvimento.
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Aliem-se a essas iniciativas a exploração da mina de bauxita pela Rio Tinto, cortando transversalmente a Fiol nas proximidades de Jequié, a exploração da gipsita de Maraú pela Knauf, o aumento da produção de celulose das fábricas de Eunápolis e Mucuri, que poderào ter suas produções escoadas pelo Porto de Ilhéus (Malhado) e os consequentes projetos de pelotização e de producão de aço bruto localizados distantes da costa, para aumentar o valor agregado dos produtos e não prejudicar os investimentos turísticos do litoral, para se entender a revolucão desenvolvimentista que está sendo articulada para a Bahia neste século XXI.
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Tudo isso abre caminho para implantação definitiva da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus e do fortalecimento de seu Polo de Informática, dando seguimento aos sonhos de Juscelino Kubitschek que começou a construir o Porto de Campinho, de Vasco Neto, que idealizou uma ferrovia ligando esse porto ao Oceano Pacifico, e de John Grant, empresário inglês que em 1889 implantou a Cia. Internacional de Marahú para fabricar querosene, ácido sulfúrico, velas de parafina e sabão, usando como matéria-prima a turfa de Maraú. Quase sempre a realização de um grande projeto é precedida de um simples sonho.

Pensargrande

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