QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sábado, 12 de março de 2011

TRISTE REALIDADE...

FOTO PREMIADA, REALIDADE INALTERADA


Sábado, 12/03/2011
.

No meio do lixo, a brincadeira traduz o sonho de uma vida diferente (foto Duda Lessa)
.
O fotógrafo Duda Lessa recebeu o prêmio especial do júri do concurso “Os Olhares da Cidade”, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. A imagem que valeu o reconhecimento ao fotógrafo foi captada em meados de 2009, na comunidade da Bananeira.
.
Duda passava pelo local, uma das favelas mais pobres de Itabuna, quando avistou uma criança brincando com os restos de um computador e uma velha TV jogados no lixo. A cena comove e evidencia o fosso social existente entre os que vivem em relativo conforto e os que não têm nada.
.
A propósito, o primeiro veículo a publicar a foto foi o PIMENTA e, à época, a imagem fez gente se mexer na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia.
.
A ilheense Rúbia Carvalho, então diretora de Inovação, conseguiu inserir a comunidade da Bananeira em um projeto de inclusão digital. Mas as caixas de computadores enviadas para Itabuna ficaram retidas na Prefeitura e acabaram sendo devolvidas, porque o governo municipal não providenciou a instalação das máquinas.
.
É absurdo, mas foi o que aconteceu e este blog acompanhou tudo de perto. A própria Rúbia Carvalho está aí para dar testemunho do fato vergonhoso.
.
Ficam os parabéns do blog ao fotógrafo e as lástimas para a inoperância e insensibilidade do governo local.

Pimenta

Nenhum comentário: