QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011


Itabuna - Filha Ingrata 

 
POR VLADIMIR HUGHES 


Por longos anos Ilhéus vem perdendo os diversos embates para Itabuna. Lembro-me, há tempos atrás, que um certo prefeito, disputou com Itabuna a questão da água para abastecer aquela cidade, e perdeu fragorosamente. Naquele contexto Itabuna tinha razão. O abastecimento de água era importante para os nossos irmãos papa-jacas. Só que a derrota não foi explicada a contento. Simplesmente Fernando Cuma, prefeito de Itabuna, deu um a zero no prefeito ilheense, eleito por Ilhéus, mas nascido em Itabuna - chamado Jabes Ribeiro.
Daí em diante Ilhéus caminhou a passos largos para o fundo do poço. Perdeu a Petrobrás, a Brasilgás, a Receita Federal, o moinho de trigo, a (CIMAZE e a EMPAV criadas por Jabes Ribeiro, uma para apoiar a vinda da ZPE e outra uma empresa municipal de pavimentação). Itabuna assistiu tudo aquilo sem se mexer, pois os oleodutos de combustíveis vinha de Jequié e terminava em Itabuna. A sede da Receita Federal da 5. Região foi para Itabuna. O Moinho desapareceu do nada. E as empresas criadas por Jabes foram extintas. O que os representantes da região fizeram??? Assistiram a tudo sem fazer nada.
A continuidade do declínio permaneceu. Itabuna via Ilhéus cavando rapidamente o fundo do poço. Como uma filha ingrata esperava apenas a morte de nossa cidade de aposentados do Banco do Brasil. Quando de repente Ilhéus quicou no fundo do poço. De uma hora para outra começou a construção do complexo intermodal, a ferrovia Oeste-Leste, os grandes investimentos. A filha começou a ficar com inveja. Pensando no futuro, grandes conglomerados empresariais começaram a investir em Ilhéus, apesar do governo incompetente e incapaz de nossa cidade. Veio o Atacadão, a Macro, virá o G Barbosa. Já se pensa em implantar um Shopping Center, que aliás, verdade seja dita, Valderico Reis queria implantar, e agora Newton Lima se nega apoiar o investimento a ser realizado por Helenilson Chaves, empresário de Itabuna, que vê o crescimento de Ilhéus com bastante argúcia. Acima de paixões territoriais. E não se admirem, se um dia a Petrobrás afirmar que Ilhéus tem Petróleo, aí a dor de cotovelo será insuportável.
De uma hora para outra, sem Jabes ou Newton ou Valderico, Ilhéus mostrou que vai se desenvolver. E se os políticos locais, aves de rapina de recursos públicos não interferirem, a nossa cidade irá deixar a filha ingrata, tão pobre quanto uma prostituta de beira de esquina. Agora, vem um deputado obnubilado, filhote de Fernando Gomes, aquele que mandou o pelotão de militares com cavalos marchar sobre os pobres coitados no dia da independência. Que ele queira ser prefeito de Itabuna, que ele queira mostrar trabalho. Nada disso vai para lugar algum, pois Itabuna não vai ter nada. Quem tem inveja perde tudo. Itabuna deve se envergonhar dessas atitudes covardes, de um militarzinho de meia patente. Viu depú tado Bel Sacana, existe um ditado que reduz você a mero depósito de pulgas: enquanto a caravana passa, os cães ladram. Ou seja, você passará. Seus próprios colegas terão medo de votar contra Ilhéus. Pois toda a mídia ilheense ficará de olho em quem votar contra nós. E o dinheiro que vai ser movimentado quem não quer para financiar algumas campanhas?
Ao final não vamos deixar o itabunense , o ex-prefeito Jabes Ribeiro tornar-se a vedete da luta por Ilhéus, ele já perdeu várias vezes. A nossa representante, a deputada Ângela Sousa deveria está na linha de frente de defesa contra a demarcação. Ela tem que parar de ficar fazendo figuração de deputada, participando de eventos enquanto Ilhéus precisa se levantar contra estes seres incapazes. Que vergonha para nós.  Eu sei também que os papa-jacas são contra este tipo de atitude do coroné com [meia patente], tem chifres até no meio do dente, como diria Jorge Amado, filho de Itabuna. Sei que contra dor de cotovelo não há cura, mas encaminho para amputação, justamente para criar mecanismo de autoflagelação e/ou auto-abuso. Para o depú o cotoco servirá para de alguma forma obter prazeres onanistas. E Ilhéus não vai agir como Itabuna, vai trazer junto a nossa filha, para que fique demonstrado que quem sente inveja é ser de menor capacidade cerebral, pois não consegue fazer ou realizar. E mostrar para quem nos persegue que somos magnânimos.
Vladimir Hughes

Nenhum comentário: