QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 3 de julho de 2011

NOVO CONSELHO SAÚDE, MITO ou VERDADEIRO... ?

Entrevistas
Não vou fazer do conselho uma oposição ao governo, porque não é o nosso papel


Yolando de Souza

Crédito: JBO
O técnico em enfermagem e radialista Yolando de Souza é o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus. Ele passa a comandar a missão de defender a eficiência e a transparência na gestão municipal do sistema público de saúde em um dos momentos mais críticos da qualidade do serviço prestado em Ilhéus. Falta desde algodão nos postos, as unidades estão bastante danificadas e os trabalhadores, desestimulados.
Defensor intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS) e com 26 anos dedicados à saúde pública em Ilhéus, ele é novato no comando do conselho, mas, pode-se dizer, é o mais antido conselheiro em atividade no município. Desde que o conselho foi criado ele é figura presente nos debates sobre o funcionamento do sistema no município.
Nesta entrevista exclusiva concedida ao Jornal Bahia Online, Yolando de Souza abre o jogo. Fala de como vai ser seu comportamento nas relações com a Prefeitura, não esconde sua amizade com pessoas acusadas de ter contribuído com a crise vivenciada na saúde pública de Ilhéus e faz, inclusive, críticas a alguns comportamentos adotados por ex-conselheiros que, na sua opinião, trabalharam pela construção de um cenário na saúde vislumbrando o sentimento do "quanto pior melhor".
A entrevista é polêmica. Yolando não deixou de responder a nenhuma das perguntas formuladas pelo reporter do JBO e, no final, reprovou o atual modelo de saúde pública executado pelo governo do prefeito Newton Lima.
Acompanhe. Está imperdível, clique aqui.

Nenhum comentário: