QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

domingo, 24 de julho de 2011

O MAPA DA MINA...

Artigos
O Mapa do Caminho, por Gérson Marques


Gérson Marques

Crédito: JBO
Gérson Marques 
Estamos na entressafra politica. Este ano não tem eleições, resta tempo suficiente para as especulações, alguns pré-candidatos, os mais experientes, é claro, aproveitam essa época em que as coisas estão assim “meio confusas”, para “vender seus peixe” e algumas “ideias mirabolantes”.
Para evitar confusões e permitir a todos entender o jogo, resolvi escrever umas mal  traças e pretensiosas linhas, com opiniões pessoais sobre esse processo. Espero, com isso, ajudar os candidatos perdidos a encontrar o mapa do caminho.
1.      A sucessão de 2012 para prefeito de Ilhéus passa, segundo qualquer analista politico, pelo governador Wagner. Seu peso será maior ou menor à medida que as muitas obras previstas para Ilhéus estiverem iniciadas ou não. O apoio de Wagner ainda tem um enorme ganho extra: traz, de quebra, o apoio de Lula e Dilma.
2.      O partido de Wagner é o PT que, junto com outros partidos, forma a base do governo. O PT de Ilhéus aceitou, em janeiro de 2010, a orientação do governador e da direção estadual no sentido de aliar-se ao PSB. Isso então é fato: PT e PSB são aliado em Ilhéus.
3.      Até o momento não houve nenhuma orientação em sentido contrario à esta aliança. O PT estadual, através de Wagner, assim como o PSB da senadora Lídice, acabaram de reafirmar a aliança durante  a ultima visita do governador em nossa cidade onde, mais uma vez, o governador tratou da agenda de obras e ações para Ilhéus com o governo municipal  ampliando e reafirmando compromissos.
4.      Sendo esses os dois maiores partidos da base do governador em Ilhéus, é natural que juntos liderem a formação de uma grande frente  capaz de reproduzir a base de sustentação do governador aqui em nossa cidade. Essa frente deverá ter ainda a presença do PC do B, PRB, PDT, PSD e outros a serem convidados. Dentre estes deverá sair o candidato que nos unifique.
5.      E o PP? Bem é claro que o PP também é base do  governador e por isso cabe nessa frente. Quem tem que definir seu rumo é o próprio PP. No momento a tese do partido é de não conversar com os partidos que estão no governo municipal. Isso isola o PP da base do governador em Ilhéus. Essa é uma opção deles. 
6.      Não existe a menor chance de acerto por cima no PT, como pretende certo candidato. O PT não funciona assim. A base tem muita importância e a opinião do diretório local é que vale. Repito: a opinião do diretório local é que vale. Alem disso, a nossa turma “de cima” leia-se Wagner, Josias, Geraldo Simões, Fátima Nunes, Jonas Paulo, Everaldo etc., são os mesmos que nos indicaram o caminho da aliança com o PSB e até agora não desindicaram se assim pode ser dito e entendido.  
7.      A manutenção e ampliação da aliança PT e PSB têm sido amplamente discutida pelas executivas locais nos últimos dias.  aceita por praticamente a totalidade do partido. Nossos vereadores são unanimes neste caminho.
8.      Este projeto não é contra ninguém. É por Ilhéus. É para viabilizar  nosso futuro. Nosso desafio será construir a Ilhéus de amanhã e a aliança PT/PSB esta por trás dos grandes projetos que começam a mudar o rumo de nossa historia: a segunda ponte para o Pontal, a duplicação da Ilhéus/Itabuna, o novo aeroporto, o porto e a ferrovia Oeste/Leste entre outras. Nos próximos meses estaremos iniciando a preparação da cidade para  as comemorações do  centenário de Jorge Amado (ano que vem), assim como para a Copa do Mundo (quando poderemos hospedar algumas seleções).
9.      A politica real não é a dos bastidores, do acerto por cima ou  da rasteira quase certa. A politica real é feita aqui na cidade, com gente de carne e osso. É verdade que existem projetos maiores em nosso partido como governar a Bahia e o Brasil. É verdade que a politica de aliança exige reciprocidade. Mas é verdade também que quando um não quer dois não se juntam. O mapa do caminho passa pela humildade, confiança mutua e muita vontade de lutar por Ilhéus. Por uma Ilhéus mais justa e mais desenvolvida. Por uma nova Ilhéus. 
 O autor é militante do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus

Nenhum comentário: