QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PORTO SUL, PORTO SIM...

SINDICALISTAS CONHECEM PROJETO PORTO SUL


Acontece neste momento, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, mais uma apresentação do projeto Porto Sul, com destaque para as informações do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento. As explicações são feitas pela empresa Sondotécnica, contratada pelo Governo da Bahia para dar amplo conhecimento do projeto antes da audiência pública, agendada para o próximo dia 29.
Além de sindicalistas, o evento, organizado pelo Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região (Coeso), reúne líderes comunitários. Já ocorreram outras apresentações do Rima em diversas comunidades de Ilhéus e, a partir desta terça-feira, 18, as informações sobre o Porto Sul serão levadas aos municípios de Itacaré, Uruçuca, Itajuípe, Coaraci e Barro Preto.
O Porto Sul será um porto offshore, com quebra-mar a 2,5 quilômetros da costa, e uma Zona de Apoio Logístico (ZAL) em terra, além de um Terminal de Uso Privativo que será explorado pela empresa Bahia Mineração (Bamin) para escoamento de minério de ferro. A previsão é de que o porto terá uma movimentação de cargas de 75 milhões de toneladas por ano, a terceira maior do país.
De acordo com o governo da Bahia, o porto foi concebido como uma estratégia voltada à desconcentração de investimentos em infraestrutura e logística, beneficiando o interior do Estado.

Nenhum comentário: