QUEM SOMOS: Grupo: POR UMA ILHÉUS PARA TODOS...

Sugestões, críticas, etc unidosporilheus@gmail.com

sábado, 5 de novembro de 2011

O JOGO, O RISCO, O JOGO...

O TABULEIRO ESTÁ NA MESA, O JOGO ESTÁ POSTO...

 Mario Tupinambá


“A política de Ilhéus ganhou novo formato, basta saber se os velhos vícios vão permanecer”. que passo a reproduzir na íntegra.




O PT chegou ao poder no município. Depois de anos tentando historicamente chegar ao poder, no último dia 24 de outubro o PT de Ilhéus tem motivos para festejar ou no futuro lamentar-se!

O atual prefeito (Newton Lima) que vinha sofrendo um desgaste incalculável resolveu, numa jogada típica de enxadrista, incorporar-se ao grupo do Governador.

 Na oportunidade, saem algumas peças do xadrez político local. Novos petistas se somam a alguns já se encontravam na base, assumem a condição de secretários da administração.

Um jogo perigoso, mas muito bem articulado, com as características de bons jogadores.

Mas a grande jogada de fato é o resultado desse trabalho que sem dúvida é a garantia da eleição de um dos membros deste time para o comanda do palácio, lugar cobiçado por muitos.

Wagner também é jogador e em um dos seus lances deu um recado direto ao atual Secretário do (PP), que arrotava poder, mas na verdade não o tem, pois não tem mandato. Os cargos indicados por este na verdade pertencem aos Deputados Mário Negro Monte e Ronaldo Carletto. Isso exige um fôlego muito grande de Jabes na bajulação para poder manter seus apadrinhados nos cargos.

Se o grande jogador deste tabuleiro político é sem dúvidas o Governador que tem duas opções: Investir em Ilhéus e oportunizar o (PT) nos próximos anos à frente do palácio Paranaguá; ou sacramentar a derrota de Jabes e ou a vitoria do oportunismo. O povo de Ilhéus certamente aposta na primeira opção.

Os novos secretários têm uma tarefa árdua pela frente, a casa já esta desarrumada há décadas. A finança que continua sob a batuta de Bahia, mesmo estando estrategicamente no planejamento. Este antes de ser sacrificado fez uma distribuição de contratos e exonerações a seu favor.

A Educação ocupada por uma new – petista, tem o dedo do grupo de Carmelita e o marido que se interessem pelo gordo orçamento da educação fragilizado pelas falsas notas de serviços.

A Saúde, indicação do grupo para agradar o Nelson Simões e Rosemberg que por sua vez abrandou e convenceu o governador a arriscar neste jogo, o menino é neófito e tem uma tarefa árdua que é administrar fraudes do passado.

Secretaria de Governo, Alisson que já conhece todos os caminhos desse governo, assim como Gerson Marques na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

A Secretaria do Interior, indicação de Valmir Assunção, um garoto que vem de Uruçuca, talvez por ser o município de Ilhéus tão grande, o Murilo conheça mais que qualquer Ilheense, afinal ele fica quase que cercado pelos principais fica por distritos de Ilhéus.

Na Administração passa pelo advogado Fernando Hugles, indicação de Rosemberg Pinto e Nilton Cruz.

Mas, sem dúvidas, a grande preocupação fica por conta do histórico do Secretário de Ação Social Ari Silva Santos ou como é conhecido Ari dos remédios. Indicação impositiva do Deputado Josias Gomes, velhos companheiros de outras indicações. Este na verdade foi para esta secretaria com a missão de tentar construir uma densidade eleitoral para as pretensões de Josias Gomes, tarefa árdua.  

Grande então é a missão do Partido dos Trabalhadores e do Governador Jaques Wagner que terão que de uma forma bem clara dar um xeque-mate no atraso de ilhéus, a começar pela ponte Ilhéus Pontal o grande gargalo.

O jogo começou, as pedras estão posta, vamos movimentar.

*Artigo psicografado de Misael Tavares, por meio de seliguenanoticia

Nenhum comentário: